A marca faz uma pequena empresa ser diferente dos concorrentes. Ter uma identidade visual diferenciada no negócio ajuda o empreendedor a ficar na mente dos clientes e a construir uma relação com os consumidores. Por isso, as marcas mais populares estão nas redes sociais.
O marketing sem a marca, não é marketing. Uma marca foi durante muitos anos um sinal distintivo de identidade (um logótipo, um nome, um rótulo aplicado num produto ou na embalagem)… mas a marca é muito mais…
Não é um produto que tem uma marca, a marca é que tem, ou pode ter um ou mais produtos. Mas também pode ser uma marca de serviços, de ações sociais, políticas e religiosas, etc. O objecto da marca tem de passar por uma missão, um benefício global, onde os produtos e serviços assinados pela marca têm tangibilidade.
A marca só tem a sua razão de ser se trouxer agarrada a si uma imagem, associações mentais, percepções que a tornem conhecida e que, naturalmente, seja estimada e acarinhada pelos seus públicos.
Cores
As cores traduzem mensagens importantes para marcas e para os consumidores. A Psicologia das Cores é muito importante no Marketing e no dia-a-dia por ser fundamental para entendermos o significado das cores e como podemos usar uma determinada cor para o nosso benefício.
Cores são poderosas e influenciam diretamente produtores e consumidores. Estudos apontam que 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores; 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar. Mais de metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.
A escolha deve ser bem pensada e a ausência de cores precisa ser testada também. Teste o seu logótipo a preto e branco antes de utilizar a cor.
Fale com profissionais
A maior parte dos empreendedores tem a noção que consegue fazer tudo sozinho. Mas lembre-se que há profissionais dedicados a estes temas. Depois de saber a história da sua marca, listar tudo o que a marca representa, em que mercado vai atuar, o público-alvo e a concorrência, dê o trabalho a um profissional. Uma boa agência design, comunicação e marketing deve ser a sua escolha.
Cuidar da marca
Cuidar da marca é um trabalho constante. A explosão das redes sociais é um fenómeno inegável e irreversível. Está a mudar a forma como as marcas se relacionam com os consumidores. Não se esqueça de estar online e desenvolver um bom plano e estratégia de Social Media. Saber estar nas redes sociais é importante, mas é essencial definir um plano de Social Media para saber que redes sociais interessam à marca. A marca deve estar onde está o seu público. A tendência SoLoMo (social, location, mobile) continua a crescer desde 2014 e é uma mudança no cenário dos meios de comunicação. O offline e online começa a ficar em desuso. A comunicação é multiplataforma e multiecrã. Prepare a sua empresa para esta realidade.
A marca que não estiver online, em multiplataforma e em multiecrã, os consumidores vão encarregar-se desse trabalho, disseminando opiniões e criando perfis falsos e comunidades, sem que o empreendedor tenha o seu controlo. Por fim, não se esqueça de registar a marca.